Laringe
A laringe é o órgão que contém as cordas vocais e está localizada entre a faringe e a traqueia. Ela exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de corpos estranhos nas vias aéreas.
O câncer de laringe, também conhecido como câncer de garganta, pode aparecer em qualquer parte do órgão, mas estudos indicam que 60% dele se desenvolve na glote.
Sintomas
- Rouquidão
- Dor de garganta persistente
- Dificuldade para respirar ou falta de ar
- Dificuldade para engolir
- Sensação de “caroço” na garganta
- Tosse persistente e pigarro
Fatores de risco
- Tabagismo
- Consumo exagerado de bebidas alcoólicas
- Má alimentação, com dieta pobre em frutas e verduras
- Exposição à poluição do ar
- Infecção pelo vírus HPV – papilomavírus humano
- Refluxo gastroesofágico
- Mau uso da voz
Prevenção e hábitos saudáveis
- Não fumar
- Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas
- Ter uma dieta balanceada
- Praticar atividades físicas regulares
Detecção
O diagnóstico do câncer de laringe é feito por meio de biópsia. É retirado um fragmento do tumor sob anestesia local e o material é submetido ao exame anatomopatológico. Podem ser usados endoscópios flexíveis dotados de canal de biópsia nesse caso ou aplicar-se a anestesia geral e fazer o exame de laringoscopia direta.
Após a confirmação da presença do tumor, é necessária a realização de exames para avaliar a sua extensão, ou seja, o estadiamento da doença. O médico determinará o tratamento mais funcional em cada caso.
Tratamento
O câncer de laringe é tratado de acordo com o estágio da doença e a exata localização. A cirurgia só é indicada em casos graves, quando outras formas de tratamento, como a radioterapia e a quimioterapia, não obtiveram sucesso. A laringectomia total, retirada da laringe, implica a perda da voz e traqueostomia definitiva. A associação entre a radioterapia e a quimioterapia também pode ser feita como forma de combater tumores mais agressivos preservando o órgão.
Em casos de laringectomia total, a reabilitação da voz é feita por meio de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas.
Prognóstico
O diagnóstico precoce do câncer de laringe favorece as chances de cura, que chegam a mais de 90% em estágios iniciais.
Fique atento à rouquidão que dura mais de duas ou três semanas, especialmente se você for fumante. Pode ser um sinal de alteração na laringe. Procure nossos médicos no Grupo Oncoclínicas.