Setembro Dourado – Mês de conscientização do câncer infantojuvenil

Organizado pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), o Setembro Dourado é um movimento nacional que visa a intensificar a conscientização de pais e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Quando o câncer é diagnosticado em fase inicial, é possível um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida dos pacientes.

A campanha, que tem o laço dourado como símbolo e o Grupo Oncoclínicas entre os apoiadores, possibilita, por meio de ações educativas e preventivas, divulgar os principais sintomas e sinais da doença. Por poderem ser confundidos com os de outras doenças comuns na infância e na adolescência, a falta de conhecimento pode, muitas vezes, retardar o diagnóstico

Os sinais que devem chamar a atenção de todos para a possibilidade de ser uma neoplasia desse grupo são:

• Palidez anormal;
  • Hematomas e sangramentos;
  • Caroços e inchaços, indolores e sem febre nem outros sinais de infecção;
  • Dor em membros e/ou dor óssea sem traumas nem sinais de infecção;
  • Febre;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Tosse persistente, falta de ar;
  • Alterações oculares, como pupila branca, estrabismo repentino, perda visual, hematomas e inchaço ao redor dos olhos;
  • Fadiga, letargia, mudanças no comportamento, como isolamento;
  • Tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação; e
  • Sudorese noturna.

Saiba mais sobre o Setembro Dourado em https://coniacc.org.br/novo/2018/08/31/setembro-dourado/

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609