O que é?

A radioterapia é uma modalidade de tratamento médico que emprega o uso da radiação para tratar tanto doenças benignas como doenças malignas. Em nosso meio, ela é muito utilizada para o tratamento local do câncer. Seu objetivo é destruir as células tumorais preservando ao máximo as células normais. Dependendo do tipo de câncer, a radioterapia pode ser utilizada de maneira isolada ou combinada com cirurgia e ou quimioterapia.

TERMOS COMUNS

• NEOADJUVANTE

Antes da operação, para reduzir o tamanho do tumor e facilitar o procedimento, além de preservar ao máximo os tecidos saudáveis

• ADJUVANTE

Depois da cirurgia, para diminuir a chance de que a doença apareça novamente.

• EXCLUSIVA

Tratamento isolado, no qual a radioterapia é a única modalidade de tratamento utilizadano combate da doença.

EXISTEM DIVERSAS TÉCNICAS DE RADIOTERAPIA, ENTRE AS QUAIS VALE CITAR

• Radioterapia externa ou teleterapia

• Braquiterapia

• Radioterapia com intensidade modulada do feixe (IMRT)

• Radioterapia guiada por imagem (IGRT)

• Radiocirurgia craniana

• Radiocirurgia extracraniana (SBRT)

• Radioterapia intraoperatória

• TBI

• TSI

Apesar de serem técnicas diferentes de tratamento, todas seguem o mesmo princípio, destruir o tumor e preservar os órgãos normais.

Como funciona?

Na radioterapia, o DNA das células cancerígenas é destruído através da radiação; impedindo sua reprodução, por consequência, elas param de se desenvolver. A radiação também atinge as células saudáveis, mas de forma menos intensa, e elas têm maior capacidade de recuperação.
As sessões de tratamento são fracionadas justamente para dar oportunidade ao organismo para se recuperar entre as sessões.

Efeitos colaterais

Cada pessoa reage de forma diferente à radioterapia, sendo que a intensidade desses efeitos depende da dose do tratamento, do local irradiado e da extensão da área irradiada. É comum que a pele que recobre a área irradiada apresente vermelhidão, ardor, coceira e escurecimento. De modo geral, podem ocorrer náuseas, vômitos, tosse seca, diarreia, dificuldade para alimentação, ardor para urinar ou evacuar, secura vaginal ou diminuição do fluido de ejaculação quando a próstata é irradiada.

Duração do tratamento

A duração normal do tratamento é planejada de acordo com o tipo de doença e varia de paciente para paciente. Normalmente, são realizadas sessões cinco dias por semana, durante seis a sete semanas. Cada radiação dura cerca de 7 a 15 minutos.

Encontre a sua clínica de Radioterapia

Responsável Tecnico