CRIOTERAPIA

A crioterapia capilar é um procedimento que ajuda a minimizar um dos principais e mais indesejados efeitos colaterais da quimioterapia durante um tratamento oncológico: a queda dos cabelos.

Essa alternativa pode preservar total ou parcialmente os fios, o que significa, para o paciente, fortalecer a autoestima e a autoconfiança durante sua adesão ao tratamento.

O que é crioterápia capilar?

A crioterapia utiliza um método de resfriamento do couro cabeludo, uma técnica simples que pode prevenir a queda de cabelo causada por alguns quimioterápicos.

O resfriamento gerado pelas toucas provou ser um meio eficaz de combate a alopecia (queda de cabelo) induzida pela quimioterapia e pode resultar em grande retenção ou até mesmo na preservação completa dos cabelos.

Os resultados são variáveis e dependem do esquema quimioterápico utilizado e da resposta de cada paciente.

Como funciona a crioterapia capilar com a touca de resfriamento?

Uma touca especial resfria o couro cabeludo a uma temperatura entre 18 ºC e 22 ºC e a mantém estável, o que permite menor absorção dos medicamentos nesta região. O procedimento causa diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares e evita ou reduz a queda dos fios. O paciente veste a touca hipotérmica, que fica conectada diretamente ao sistema de resfriamento. A touca é colocada cerca de 30 minutos antes e o paciente permanece com ela em torno de uma hora e meia após o término da infusão dos quimioterápicos, dependendo do protocolo adotado.

A tecnologia de resfriamento capilar utilizada nas unidades do grupo Oncoclínicas é o primeiro sistema de crioterapia capilar no mundo a utilizar um líquido circulante para resfriar o couro cabeludo de maneira estável e constante. A técnica foi lançada no mercado em 1997 e atualmente é o que há de mais moderno para esse tipo de tratamento.

Segurança

A segurança e a eficácia na redução da queda de cabelo da tecnologia adotada no grupo Oncoclínicas foram comprovadas por dezenas de estudos independentes executados ao longo de mais de 20 anos e chanceladas por estudo realizado pela agência Food and Drug Administration (FDA), dos EUA . Único sistema de crioterapia capilar no Brasil com certificação da FDA1 registrado na ANVISA2.

FDA Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. 2ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Visite uma das nossas unidades e conheça mais sobre o sistema e a tecnologia. Converse com o seu médico e nossa equipe assistencial para saber sobre os protocolos de tratamentos compatíveis com tecnologia.

Fazer mais pela vida, fazer o melhor pelo paciente.
Para mais informações, baixe o nosso folder:

DOWNLOAD

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dr. Igor Martinez Lima do Carmo | CRM-RJ: 52.97082-4
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609