2837, 2837, oncoclinica_recife, oncoclinica_recife-1.svg, 4727, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-recife/wp-content/uploads/sites/16/2017/11/oncoclinica_recife-1.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-recife/oncoclinica_recife-2/, , 1, , , oncoclinica_recife-2, inherit, 0, 2017-11-28 19:15:33, 2017-11-28 19:15:33, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-recife/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array
Você está em:

Teste genético revela diagnóstico e antecipa predisposição a câncer hereditário

Os cânceres de mama e de ovário podem ser causados por diversos fatores, como estilo de vida, idade avançada e também uma predisposição genética passada de pai ou mãe para filha.

Atualmente, já é possível antecipar e saber, através de um teste genético, se uma pessoa tem predisposição a ter câncer hereditário. E a pessoa diagnosticada pode utilizar métodos que impedem a queda de cabelo provocada pela quimioterapia, por exemplo. Mas apesar das novidades positivas, dados mais recentes do relatório da Agência Nacional de Pesquisa Contra o Câncer, vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), informam que uma em cada seis mulheres terá câncer em algum momento da vida.

Os testes genéticos, realizados por meio de amostras de sangue e saliva, buscam por alterações específicas herdadas (mutações) nos cromossomos, genes ou proteínas de uma pessoa. Simples de serem realizados, os testes para a mutação nos genes BRCA 1 e 2 ficaram mundialmente conhecidos após a atriz Angelina Jolie decidir tirar os ovários e mamas devido ao histórico familiar com grande probabilidade de desenvolver tumores nesses órgãos. A predisposição hereditária responde por entre 5 a 15% dos casos de câncer, mas quem possui a mutação nos genes BRCA possui 40% mais chances de ter cânceres femininos.

Ao contrário do que muitos podem imaginar o exame de teste genético não é inacessível como parece ser e já está presente em diversos planos de saúde e convênios. Para quem não tem o serviço disponível e deverá pagar o exame, o valor em média do teste genético é de R$ 1.500 mil.

Em média um a cada dez tumores são hereditários. 12% das mulheres que vivem até 90 anos terão câncer de mama. Destes casos, 10% estão associados a mutações genéticas. Os testes genéticos são aliados para identificar as mutações e traçar a melhor estratégia de prevenção e tratamento.

Fonte: Diario de Pernambuco (Editado)

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dr. Eduardo Inojosa da Costa Lima | CRM-PE: 19875
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609