6269, 6269, Ativo 42, Ativo-42.png, 4195, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/wp-content/uploads/sites/9/2021/05/Ativo-42.png, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/ativo-42/, , 1, , , ativo-42, inherit, 0, 2021-05-29 19:02:28, 2021-05-29 19:02:28, 0, image/png, image, png, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/wp-includes/images/media/default.png, 257, 51, Array
Você está em:

TUA RÁDIO / CAXIAS DO SUL: Atividades físicas auxiliam tratamento e recuperação de pacientes com câncer de mama

Está comprovado que a realização de atividade física regularmente diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como o câncer de mama. Ainda assim, é comum surgirem dúvidas quando a atividade física envolve pacientes em situações especiais como o tratamento oncológico. No entanto, mesmo nesses casos, a realização de exercícios continua bem-vinda e a diferença é que os movimentos devem ser específicos e orientados.

Em relação às pacientes que tiveram câncer de mama, o exercício tem um papel importante na manutenção do condicionamento físico e na retomada gradual dos movimentos de braços, ombros e tórax após a cirurgia de remoção do tumor. A atividade irá contribuir para amenizar o desconforto pós-operatório e o Instituto Nacional do Câncer recomenda que os primeiros movimentos sejam realizados de maneira precoce durante o pós-operatório, de acordo com a recomendações da equipe médica e de fisioterapia.

Além disso, o risco de recaída também é menor em mulheres que praticam exercícios e esportes. Estudos sugerem que três horas por semana reduziriam o risco de recorrência em 20% e essa taxa sobe para 50% para mulheres que praticam nove horas de esporte por semana. No tratamento oncológico, com quimio ou radioterapia, os exercícios são excelentes aliados para aliviar os efeitos colaterais, cansaço e a dor e ainda fortalecer as articulações e os músculos. Porém, sempre deve haver um acompanhamento especializado. Em qualquer circunstância, a atividade física também é fundamental para colaborar no combate ao estresse e a ansiedade, tão comuns nessas situações de doenças.

A mastologista da Oncoclínicas RS, Betina Vollbrecht, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática, da emissora Tua Rádio de Caxias do Sul, na manhã da sexta-feira (15/10).

Confira o áudio na íntegra.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dra. Juliana Scheffer | CRM-RS 35606
Dr. Pedro Emanuel Rubini Liedke | CRM-RS 26016
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609