6269, 6269, Ativo 42, Ativo-42.png, 4195, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/wp-content/uploads/sites/9/2021/05/Ativo-42.png, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/ativo-42/, , 1, , , ativo-42, inherit, 0, 2021-05-29 19:02:28, 2021-05-29 19:02:28, 0, image/png, image, png, https://www.grupooncoclinicas.com/oncoclinica-porto-alegre/wp-includes/images/media/default.png, 257, 51, Array
Você está em:

JORNAL ABC: O papel do atendimento multidisciplinar no tratamento de pacientes com câncer

Com os avanços científicos e tecnológicos, além de outras transformações relevantes, o câncer deixou de ser uma sentença irreversível. Nesse cenário, a perspectiva de quem é diagnosticado com a doença tornou-se bem diferente. Ainda assim, a jornada até a cura costuma ser muitas vezes dura e delicada – para o paciente e seus familiares. Por isso, a percepção mais ampla do tratamento e reabilitação, incluindo profissionais de outras áreas em um trabalho multidisciplinar, tem se tornado cada vez mais importante. Esse conceito abrangente vem ganhando protagonismo em especial onde estruturas bem organizadas garantem a interação dos profissionais envolvidos.

”O atendimento deve ir além da figura do oncologista. Partindo do entendimento de que o paciente está no centro de tudo e deve ser acolhido no todo, é fundamental o trabalho multidisciplinar com diferentes especialistas”, destaca a médica Juliana Scheffer, responsável técnica da unidade de Canoas da Oncoclínicas. O centro especializado onde Juliana atua é referência em atenção integral ao paciente, desenvolvido a partir do conceito de assistência total. Desta forma, ao oncologista que lidera o tratamento se somam, por exemplo, profissionais de enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia, fisioterapia, odontologia e de cuidados paliativos com a dor. Na área médica, aliás, o time é amplo e pode incluir, conforme a necessidade do paciente, mastologista, radiologista, cirurgião, proctologista, urologista, hematologista e radio-oncologista. Além de colocar à disposição essa ampla equipe, a Oncoclínicas criou metodologias próprias para o trabalho ser desenvolvido de forma harmônica.

Um encontro semanal, por exemplo, reúne diferentes profissionais para avaliar previamente as necessidades dos pacientes da semana seguinte. ”É muito importante essa reunião porque cada um dos presentes expõe suas percepções e informações sobre a pessoa que vamos atender. Ou seja, as decisões são tomadas com base em um volume maior e mais seguro de dados”, explica Juliana, destacando outro aspecto que considera fundamental. Sabedora do impacto da doença na vida do paciente e de seus familiares, ela conhece bem os efeitos benéficos desse amplo acolhimento. ”O diagnóstico assusta. Por isso, quanto mais gente para amparar, melhor”, salienta. ”E esse acompanhamento é importante durante todo o tratamento”, completa.

Concierge e enfermeira navegadora ajudam o paciente a se organizar e otimizar tratamento

A Oncoclínicas desenvolveu particularidades que se tornaram diferenciais muito importantes. Um deles é a Linha de Cuidados com serviço de concierge, enfermeira navegadora e médico, voltado ao auxílio permanente do paciente nas mais diferentes necessidades. A coordenadora Assistencial da Oncoclínicas RS, Nicole Moltocaro, explica que o concierge e enfermeira navegadora, na prática, auxiliam o paciente na organização e encaminhamento de suas necessidades, agilizando consultas, exames e outros procedimentos desde o começo da jornada de tratamento.

Muitas vezes ainda sob o impacto do diagnóstico, pacientes têm dificuldades de organizar todas as solicitações de exames ou procedimentos. O concierge, então, entra em cena para agilizar tudo. Estudos indicam que entre a primeira consulta e o início efetivo do tratamento, o paciente cumpre uma jornada de três meses ou mais. Com a metodologia da Linha de Cuidados desenvolvida pela Oncoclínicas, destaca Nicole, esse período é reduzido, ficando entre 15 e 30 dias. A atuação do concierge não se resume às primeiras semanas. O serviço, na prática, auxilia o paciente durante todo o tratamento. É comum, por exemplo, que esse profissional ajude a agendar todas as consultas para um único dia, evitando vários deslocamentos algo ainda mais importante para pacientes de cidades mais distantes.

Outra particularidade da Oncoclínicas, a enfermeira navegadora também acompanha o paciente de forma permanente. Mas mais focada em agilizar e organizar o plano de cuidados e a interação entre os diferentes profissionais (médico, nutrição, psicologia, farmácia, enfermagem, odontologia) envolvidos, elaborando e direcionando o paciente durante sua jornada de tratamento. ”Importante salientar que temos esse olhar individualizado. Cada paciente é um caso específico. Além disso, com esse trabalho envolvendo uma equipe ampla, na prática são muitos profissionais que vão pegar na mão do paciente para ajudá-lo ao longo de seu tratamento”, destaca Nicole.

SAIBA MAIS

O Grupo Oncoclínicas foi fundado em 2010 e atualmente é considerado um dos maiores e mais respeitados grupos de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina. No Estado, são quatro unidades, sendo três delas em Porto Alegre e uma em Canoas. Essa última é referência para o atendimento de pacientes das cidades do Vale do Sinos. Endereço em Canoas Rua Doutor Barcelos 1135, Conjunto 604 e 1100, Centro Telefone (51) 3032-7208

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dra. Juliana Scheffer | CRM-RS 35606
Dr. Pedro Emanuel Rubini Liedke | CRM-RS 26016
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609