2828, 2828, oncocentro_bh, oncocentro_bh.svg, 6479, https://www.grupooncoclinicas.com/oncocentro/wp-content/uploads/sites/12/2017/11/oncocentro_bh.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/oncocentro/oncocentro_bh/, , 1, , , oncocentro_bh, inherit, 0, 2017-11-28 17:25:58, 2017-11-28 17:25:58, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/oncocentro/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array
Você está em:

Aliviar dores, sintomas e proporcionar cuidado integral. Conheça a clínica de Cuidados Continuados do Oncocentro.

O que são Cuidados Paliativos?
O termo “paliativo” deriva do latim pallium que significa manto protetor. Etimologicamente, significa prover um manto para aquecer “aqueles que passam frio”. Na área da saúde, a essência dos Cuidados Paliativos é o alívio dos sintomas, da dor e do sofrimento por meio de uma abordagem holística na busca de uma melhor qualidade de vida.

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, “Cuidado paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares que estejam lidando com uma doença ameaçadora da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ao identificar e tratar precocemente a dor e outros problemas físicos, psicossociais, e espirituais”. Apesar de não haver limite de tempo e prognóstico para sua introdução, as evidências mais atuais indicam que os melhores benefícios ocorrem ao diagnóstico e muito antes dos estágios finais da trajetória da doença.

Nas últimas décadas, os cuidados paliativos vêm produzindo conhecimentos especializados na gestão de sintomas, na atenção biopsicossocial, na melhoria de comunicação de más notícias e na tomada de decisões complexas pelo paciente, seus familiares e a equipe. Vários hospitais ao redor do mundo, especialmente em países desenvolvidos, possuem equipes especializadas em cuidados paliativos. No entanto, os pacientes continuam sendo encaminhados para esses profissionais em baixo número e tardiamente, em média 30 a 60 dias antes da morte. Um dos principais obstáculos ao encaminhamento precoce advém do conceito errôneo de que os cuidados paliativos somente podem ser ofertados no final da vida e uma vez que tenham se esgotado todas as opções de tratamento curativo.

Cuidados Paliativos na Oncologia
Muitas vezes, os efeitos colaterais relacionados à quimioterapia são responsáveis pela redução na qualidade de vida dos pacientes e por aumentar a ansiedade e as expectativas em relação ao tratamento proposto, fatores esses inaceitáveis no cenário paliativo. A melhor estratégia é a integração entre os cuidados oncológico e paliativo para determinação da conduta mais adequada, sem prejuízo físico e emocional para o paciente.
É fundamental entender que uma pessoa com uma doença crônica degenerativa não tem que escolher entre a equipe médica tradicional de sua doença (ex: oncologistas e hematologistas) e a equipe de cuidados paliativos, sendo indicado o acompanhamento conjunto por ambas as equipes, em uma transição gradual de tratamento curativo para tratamento paliativo conforme a evolução de sua doença. Ao optar por ambos, ele pode se beneficiar do cuidado dessas equipes para otimizar a qualidade de vida, utilizando um modelo de atenção integrada .

Cuidados Continuados na Oncocentro
A clínica de Cuidados Continuados do Oncocentro iniciou os seus trabalhos em dezembro de 2017 e, desde então, dedica-se ao atendimento de pacientes que se encaixam nos critérios de inclusão. Todos os encaminhamentos são feitos por médicos da própria clínica e o agendamento feito diretamente com a equipe de atendimento.

A clínica é formada por uma equipe interdisciplinar, formada por médico especialista em medicina paliativa, uma enfermeira, uma nutricionista e uma psicóloga para que o paciente e familiares (se o paciente desejar a presença deles) sejam atendidos no mesmo momento e no mesmo local por todos os profissionais. O tempo de cada atendimento é estipulado em uma hora, é realizado preferencialmente em uma sala que comporte a equipe, o paciente e sua família. No entanto, pode ser realizado também durante as sessões de quimioterapia, caso ele esteja em um local que permita espaço para a participação de todos e que preserve a privacidade para a realização da consulta.

O acompanhamento pela equipe de Cuidados Continuados traz benefícios diversos: melhor controle de sintomas; atendimento com visão integral da unidade de cuidado paciente e família; valorização da autonomia do paciente – sempre respeitando seus valores e prioridades; planejamento de cuidados individualizados, de acordo com a necessidade e contexto físico, social, familiar, emocional e espiritual de cada paciente; prevenção do estresse dos envolvidos no cuidado com o paciente, suporte de uma equipe transdisciplinar no período de enfrentamento da doença e seu tratamento.

Texto escrito pela médica paliativista do Oncocentro, Dra. Sarah Ananda Gomes, CRMMG 57071

As informações contidas nesta página possuem caráter informativo e não substituem a consulta médica. Consulte sempre o seu médico para outras informações. Atualizado em 12/12/2018

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dr. João Paulo Solar Vasconcelos | CRM-MG: 50788
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609