Grupo Oncoclínicas

Anatomia Patológica

A Anatomia Patológica está em contínua evolução, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do conhecimento médico na construção do diagnóstico molecular. A Medicina de Precisão utiliza ferramentas para o melhor entendimento dos mecanismos moleculares das doenças e orienta os tratamentos mais efetivos para cada indivíduo. Dessa forma, identifica o paciente que melhor se beneficiará com as mais modernas formas de terapias-alvo e imunoterapias.

O papel da Anatomia Patológica na Medicina de Precisão é de integrar os achados microscópicos com os dados dos testes genômicos, além de assegurar a qualidade do material para essas análises monitorando os fatores pré-analíticos, padronizando e automatizando o processamento histológico e fornecendo dados anatomopatológicas de forma a direcionar as decisões clínicas na pesquisa dos biomarcadores.

Conheça nossos exames:

Análise de biópsias incisional, excisional e por agulha

Análise de pequenos fragmentos teciduais de áreas de interesse para definição diagnóstica e/ou estabelecimento de parâmetros histopatológicos no sentido de determinar a melhor opção terapêutica para o paciente. A avaliação do contexto clínico, em conjunto com demais exames auxiliares, define a modalidade e o objetivo da biópsia a ser realizada.

TEMPO DE ENTREGA DE RESULTADOS (TAT): 5 dias úteis a partir da chegada do material

Análise de peça cirúrgica simples e complexa

Análise de segmentos ou órgãos removidos cirurgicamente e, em geral, com diagnóstico prévio já estabelecido e objetivo curativo. O exame de peças cirúrgicas simples e complexas permite confirmar as hipóteses diagnósticas clínicas e de exames de imagem, determinar a extensão da doença e, no caso de peças oncológicas, definir o estadiamento da neoplasia e fornecer todos os parâmetros para condução pós-cirúrgica do tratamento do paciente.

TEMPO DE ENTREGA DE RESULTADOS (TAT): 5 dias úteis a partir da chegada do material (peça simples)
TEMPO DE ENTREGA DE RESULTADOS (TAT): 7 dias úteis a partir da chegada do material (peça complexa)

Análise de exame peroperatório por congelação

Procedimento diagnóstico realizado durante o ato cirúrgico através do exame de cortes histológicos em material a fresco congelado. Permite, além do diagnóstico de uma patologia (se inflamatória, infecciosa ou neoplásica), avaliar o grau de invasão de um tumor, as margens de ressecção cirúrgica e a presença de metástases, orientando o cirurgião na melhor conduta cirúrgica e possibilitando a análise do material em relação à adequabilidade para estudos posteriores (imuno-histoquímico e genômico).

Revisão de lâmina / segunda opinião

Prática comum na Anatomia Patológica, em que o médico requisita uma revisão/segunda opinião de um exame anatomopatológico previamente realizado em outro laboratório, para confirmação do diagnóstico, revisão em casos de discordância com os achados clínico-cirúrgicos, avaliação de parâmetros necessários à condução da terapêutica não contemplados no exame inicial e reavaliação em virtude de resposta insatisfatória ao tratamento estabelecido inicialmente.

TEMPO DE ENTREGA DE RESULTADOS (TAT): 7 dias úteis a partir da chegada do bloco

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA VIDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609