A busca por tratamentos cada vez mais individualizados é o novo desafio da oncologia. Anualmente, dezenas de novas drogas são desenvolvidas, voltadas para alterações moleculares oncogênicas das células malignas. Em paralelo, os estudos clínicos com novos medicamentos contra o câncer estão em rápida evolução, focando em pacientes cujos tumores apresentem as alterações moleculares alvo e que, por essa razão, tenham a maior probabilidade de resposta a dada terapia. Trata-se do conceito de terapia-alvo baseada na genômica do câncer, que já é uma realidade em praticamente todos os tipos de tumores.
A avaliação do material é realizada utilizando-se de ferramentas avançadas e exclusivas de bioinformática, muito precisas na análise de variantes gênicas, resultando em um laudo completo e instrutivo que contribuirá na assertividade do tratamento oncológico.
Painel Pan-Tumor Somático: GS 180
O GS 180 é nosso painel somático amplo que analisa alterações na sequência do DNA e RNA do tumor, tais como mutações, amplificações, deleções e fusões. O achado de alterações que afetam a função de determinados genes indica oportunidades de tratamento com drogas-alvo ou imunoterapia. Ou seja, o tratamento de cada paciente é modelado de acordo com o perfil das alterações genômicas encontradas.
Este painel inclui a análise de mais de 180 genes incluindo todas as alterações moleculares que orientam terapias-alvo aprovadas para uso no Brasil ou em fases de avançadas de pesquisa clínica. Os resultados do GS 180 são apresentados em um formato que facilita a interpretação e seleção de tratamentos personalizados. Uma equipe altamente especializada de patologistas, oncologistas, oncogeneticistas, biólogos moleculares e bioinformatas da OC Precision Medicine está sempre disponível para auxiliar a equipe médica na interpretação dos resultados.
Highlights técnicos • Material tumoral emblocado em parafina. • Metodologia Archer™ com Illumina™ NGS. • O teste é validado para amostras com 20% ou mais de celularidade do tumor e menos de 10% de necrose, mínimo 200 ng de DNA e 250 ng de RNA. • Limite de detecção de 5% frequência alélica mutada.
Tempo de entrega de resultados (TAT): 20 dias a partir da chegada do bloco.
Genes avaliados
Entre outras, detalhamos as alterações genômicas acionáveis cobertas pelo GS 180 e que serão reportadas em casos de positividade:
O teste das mutações somáticas é um exame que utiliza o material coletado na biópsia de tumor para identificar alterações específicas em genes de interesse clínico. O método requer uma pequena amostra que deve ser retirada durante a biópsia diagnóstica ou cirurgia e fixada em um bloco de parafina para conservação.
Highlights técnicos • As análises de mutações em KRAS (hotspots em éxons 2, 3 e 4), NRAS (hotspots em éxons 2, 3 e 4), BRAF (códon V600) e EGFR (éxons 18, 19, 20 e 21) são realizadas por metodologia RT-PCR pela plataforma COBAS (Roche). Resumidamente, o DNA é extraído a partir de uma amostra de tumor embebida em parafina fixada em formalina (FFPE) após revisão histológica para macrodissecção do tumor. O DNA então é submetido a análise na plataforma COBAS em cartuchos específicos para cada gene.
Tempo de entrega de resultados (TAT): 5 dias a partir da chegada do bloco.
Análise somática NGS full exon específica para gene PIK3CA com alterações de alta relevância clínica dos tipos SNV e indels.
Highlights técnicos • Material tumoral emblocado em parafina. • Metodologia Qiagen com plataforma Illumina NGS. • O teste é validado para amostras com 20% ou mais de celularidade do tumor e menos de 10% de necrose, mínimo 100 ng de DNA. • Limite de detecção de 5% freqüência alélica mutada.
Tempo de entrega de resultados (TAT): 15 dias a partir da chegada do bloco.
Mutações somáticas por NGS (Next Generation Sequencing): BRCA1 e BRCA2
Tempo de entrega de resultados (TAT): 15 dias a partir da chegada do bloco.
Painel Somático GS Focus AMPLIADO
O teste GS Focus é o nosso painel somático específico para genes com alterações de alta relevância clínica dos tipos SNV e indels. Este painel inclui 23 genes dos quais identificamos alterações moleculares que orientam terapias-alvo aprovadas inclusive para uso no Brasil. Os resultados do GS Focus são apresentados em um formato que facilita a interpretação e seleção de tratamentos personalizados. Uma equipe altamente especializada de patologistas, oncologistas, oncogeneticistas, biólogos moleculares e bioinformatas da OC Precision Medicine está sempre disponível para auxiliar a equipe médica na interpretação dos resultados.
Highlights técnicos • Material tumoral emblocado em parafina; • Metodologia Qiagen com plataforma Illumina NGS; • O teste é validado para amostras com 20% ou mais de celularidade do tumor e menos de 10% de necrose, mínimo 100 ng de DNA; • Limite de detecção de 5% frequência alélica mutada.
A metilação do DNA resulta normalmente no silenciamento dos genes através da inibição direta ou indireta da ligação dos fatores de transcrição devido ao processo de metilação. O silenciamento epigenético do gene MGMT por hipermetilação da região promotora, tem se mostrado como um fator preditivo relevante de resposta ao tratamento com terapia alquilante em pacientes com gliomas. A enzima MGMT é crucial no processo de reparo do DNA e estudos tem demonstrado que uma vez que apresente a expressão reduzida, normalmente resultante da metilação na região promotora, pacientes com gliomas, podem se beneficiar de terapias baseadas em Temozolamida. Para avaliar o status de metilação de MGMT, o DNA extraído de amostras tumorais emblocadas em parafina é submetido ao tratamento com bissulfito de sódio para conversão de citosinas não metiladas em uracilas (detectadas como timinas posteriormente), mantendo as citosinas metiladas inalteradas. Para análise, utilizamos a metodologia de MSP (Methylation Specific PCR).
Tempo de entrega de resultados (TAT): 10 dias a partir da chegada do bloco.
Reporte/Laudo
O relatório do Painel GS180 amplo possui laudos customizados e simplificados para serem mais facilmente compreendidos, contendo:
• Conteúdo dividido em tabelas com níveis de evidência para acionabilidade das alterações encontradas • Indicações clínicas contendo bandeiras de aprovação da ANVISA para fármacos disponíveis no Brasil • Informações técnicas e contatos com a linha direta local para esclarecer dúvidas com patologista, biólogo molecular, oncologista e geneticista clínicos