Grupo Oncoclínicas

Você está em:

Cirurgia robótica em câncer renal eleva chances de preservação das funções e acelera recuperação do paciente

Cirurgia robótica em câncer renal eleva chances de preservação das funções e acelera recuperação do paciente

Ainda trazendo informações sobre o 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas, realizado virtualmente no fim de 2020, destacamos três painéis dedicados ao debate das neoplasias geniturinárias, com foco no câncer de bexiga, renal e no de próstata. Alternativas terapêuticas para preservar a bexiga, em doença musculoinvasiva, a importância das testagens genéticas no combate à neoplasia na próstata e os avanços em imunoterapia foram alguns dos pontos altos das discussões, que contaram também com a realização de uma cirurgia ao vivo.

Um procedimento cirúrgico, coordenado por José Milfont, diretor do Instituto de Urologia do Rio de Janeiro – Urotech, foi realizado ao vivo em um paciente de 73 anos com um carcinoma de células renais no rim direito. “O desafio foi retirar o tumor com preservação do rim, sem causar insuficiência renal, em um paciente hipertenso e diabético, doenças que podem afetar a função renal”, comenta. O cirurgião destaca também os benefícios inestimáveis da robótica, que permite a realização de cirurgias urológicas complexas com maior segurança e eficácia devido a magnificação da imagem, redução de tremores e ser minimamente invasiva.

Nos debates sobre manejo clínico das neoplasias geniturinárias, o oncologista e coordenador dos painéis, Carlos Augusto Andrade, da Oncoclínicas – RJ, destacou a importância das novas alternativas para preservar a bexiga: “O tratamento da doença musculoinvasiva é a cistectomia, porém, em pacientes que não desejam retirar a bexiga e naqueles em que não há condições clínicas para a cirurgia devido a comorbidades, podemos oferecer o tratamento combinado com quimioterapia e radioterapia”.

Acesse o nosso site e leia a reportagem completa. Aproveite e navegue também por outros artigos que compõem a cobertura do 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609