Grupo Oncoclínicas

Novembro Azul – Mês da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Mesmo com as campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estádio inicial, muitos homens ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.

O Brasil registra, por ano, mais de 60 mil casos novos de câncer de próstata e perto de 15 mil mortes causadas pela doença. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial.

Na tentativa de mudar esta realidade, o Grupo Oncoclínicas promove o Novembro Azul, um mês dedicado a levar informação ao público sobre a doença e a importância da realização de exames que podem detectar precocemente o câncer da próstata, elevando as chances de cura e possibilitando a adoção de tratamentos menos agressivos.

Por meio do Instituto Oncoclínicas, são promovidas todos os anos ações informativas e práticas para estimular os homens a se conscientizarem sobre o câncer da próstata, estimulando visitas anuais ao urologista e exames de rastreamento da doença a partir dos 50 anos de idade ou antes (a partir dos 45) em pacientes que sejam afrodescendentes ou tenham parentes de primeiro grau com esta doença.

Saiba mais sobre o Novembro Azul em

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609