Você está em:

Personalização do tratamento deve levar em conta programa de cuidados continuados

O tratamento contra o câncer tem como foco principal a cura e recuperação do paciente, mas para além desse objetivo é preciso compreender o estado físico e emocional de cada indivíduo em tratamento. Durante a edição 2018 do Simpósio Internacional do Grupo Oncoclínicas o tema foi amplamente abordado, com foco especial no chamando Programa de Cuidados Continuados, uma iniciativa focada no acompanhamento global, com foco nos diversos aspectos que envolvem a qualidade de vida do paciente oncológico, voltado à atenção aos diferentes estágios da doença.

“Dentro do que chamamos de Cuidados Continuados, o atendimento é feito sempre em conjunto por profissionais multidisciplinares: médico, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, entre outros. Esse é o grande diferencial: ter uma equipe inteira à disposição do paciente e da família num lugar só e ao mesmo tempo. É uma forma de acolhimento maior. O Programa de Cuidados Continuados é uma abordagem que amplia ainda mais a nossa capacidade de praticar um atendimento de uma maneira personalizada, entendendo as necessidades de cada pessoa de forma individualizada”, conta o Dr. Aurélio Julião, responsável por coordenar do Programa de Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas.

O Cuidado Continuado inclui diversas abordagens para o suporte ao paciente oncológico: medicina integrativa (yoga, meditação, técnicas de relaxamento, acupuntura, dentre outros), cuidados paliativos em suas diversas fases (cuidados paliativos precoce, cuidados de fim de vida e suporte ao luto) e cuidados aos sobreviventes. “A proposta é uma linha completa de suporte ao longo do tratamento oncológico para o paciente e seus familiares”, ressalta o Dr. Aurélio Julião.

Em vídeo, o médico comenta mais sobre o Programa de Cuidados Continuados do Grupo Oncoclínicas.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609