Você está em:

Novidades no tratamento de câncer de próstata em estágios inicial e avançado são destaques no ASCO 2019

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de próstata é o segundo mais comum entre homens – ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma –, devendo chegar a 68 mil novos casos diagnosticados em 2019.

 

Durante a 55ª edição do Encontro Anual do ASCO, em Chicago, esse tipo de câncer esteve entre os principais assuntos debatidos no congresso. “Hoje foi um dia bastante animador para pacientes com diagnóstico de câncer de próstata. Os painéis apresentaram perspectivas de cura e com melhores alternativas terapêuticas inclusive para casos mais avançados”, comentou o Dr. Elge Werneck, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas de Curitiba (PR).

 

“Para doenças localizadas com recidiva, o resgate com radioterapia teve taxas de resposta ainda melhores quando associadas à hormonoterapia por seis meses, com uma sobrevida livre de progressão bastante importante. Isso representa inclusive um aumento de chance de cura para esses pacientes com tumores identificados em estágio inicial”, completa.

 

No caso de doença avançada e com metástases, um estudo intitulado Titan mostrou que o uso do tratamento oral com apalutamida, uma medicação que atua como inibidor oral do receptor de andrógeno, foi mais eficaz que a hormonioterapia isolada, trazendo respostas mais positivas aos pacientes

 

Outro destaque foi o uso da medicina de precisão para casos de pacientes com mutações genéticas hereditárias BRCA1 e BRCA2. “O estudo ToparpB mostrou que até 80% das pessoas avaliadas obtiveram resposta objetiva, com um aumento médio de mais de 8 meses de sobrevida a partir do uso de terapia alvo direcionada para essa mutação, com uso de Olaparibe – um inibidor da PARP”, finaliza o especialista.

 

 

Acompanhe nossas atualizações aqui no site do Grupo Oncoclínicas e fique por dentro das mais recentes descobertas para o tratamento do câncer.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609