Você está em:

Dieta e atividade física na prevenção do câncer

O Encontro Anual da ASCO que está sendo realizado em Chicago, nos Estados Unidos, tem revelado uma série de estudos, pesquisas inéditas e debates sobre as formas como especialistas de diferentes países podem transformar os principais avanços científicos e tecnológicos recentes em realidade para o tratamento dos pacientes. No entanto, além de novas práticas terapêuticas, as apresentações estão abordando também o impacto de hábitos comportamentais saudáveis para prevenir e combater a doença.

De acordo com a Dra. Renata Cangussu, oncologista-clínica do Grupo Oncoclínicas na Bahia, um dos painéis debateu a importância de um bom estilo de vida na prevenção e na redução da recorrência do câncer. “Uma orientação divulgada no congresso da ASCO indicou que a combinação dieta e atividade física é capaz de evitar o aparecimento do câncer em até 40% dos casos. Ou seja, trata-se de uma medida preventiva extremamente eficaz que está ao alcance do paciente”, comenta.

A oncologista explica que a adoção desses hábitos no cotidiano beneficia também pacientes que já tiveram diagnóstico de câncer. “A rotina de comer bem e se exercitar regularmente pode diminuir a mortalidade em também 40% dos casos”, afirma a Dra. Renata, que destaca ainda outras duas recomendações indicadas no congresso: redução do consumo de álcool e uso do protetor solar.

“O álcool está associado ao aparecimento de pelo menos sete tipos de cânceres diferentes. Portanto, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas é muito importante”, afirma a Dra. Renata. Com relação à proteção aos raios solares, a oncologista também faz um alerta. “É fundamental usar protetor solar e evitar sessões de bronzeamento artificial. Vale destacar que o melanoma é um câncer de pele grave, o segundo mais frequente em mulheres jovens com menos de 30 anos”, afirma.

Notícias Relacionadas

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609