Você está em:

Benefícios da radioterapia em tumores de próstata oligometastáticos

Estudo apresentado no último congresso da ASTRO, ocorrido em outubro, nos EUA, e publicado na revista The Lancet foi o tema central da reunião cientifica ocorrida na Radioterapia Grupo Oncoclínicas Radioterapia Recife, no mês de novembro.

Os resultados mostraram os benefícios de fazer radioterapia na próstata mesmo em pacientes com tumores oligometastáticos, ou seja, tumores com até três lesões ósseas metastáticas.

O estudo foi realizado em mais de 2 mil pacientes, onde metade recebeu a radioterapia no tratamento e a outra metade não. “O ganho absoluto foi bastante expressivo em termos de sobrevida. Esse estudo muda a conduta médica para esses casos, por sua força e metodologia”, explica o médico radio-oncologista Diego Chaves Rezende Morais.

No encontro, que reuniu urologistas, oncologistas, radio-oncologistas e médico nuclear, o tema foi bastante discutido. “Outro aspecto importante a ser considerado, são os ganhos com a qualidade de vida do paciente”, pontuou a oncologista Silvia Fontan.

O radio-oncologista Diego Rezende ainda aproveitou a ocasião para apresentar outro estudo apresentado na ASTRO, mas ainda não publicado, com pacientes operados de próstata cujo tumor recidivou, após cirurgia. O tratamento apresentou bons resultados com uso de radioterapia não apenas no local onde estava a próstata, mas também na pelve. “Ainda não há acompanhamento de pacientes para analise global, mas os autores acreditam que esse ganho de sobrevida livre de progressão vai ser traduzido em ganho de sobrevida global. Ele não muda a pratica da indicação de radioterapia no tratamento, mas o volume a ser tratado”, esclareceu.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609