Você está em:

ASCO 2019 apresenta importantes novidades para o tratamento de diferentes tipos de câncer

Evento da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, tido como principal referência mundial em oncologia, reunirá de 31/05 a 04/06 especialistas de todo o globo em Chicago (EUA); Grupo Oncoclínicas realiza cobertura sobre os temas de maior impacto

 

A partir desta sexta-feira (31/05), o 55º Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) reúne em Chicago, nos Estados Unidos, os principais nomes da oncologia  no mundo. Ao todo, serão cinco dias de evento – considerado o maior e mais importante do segmento no mundo -, reunindo mais de 32 mil profissionais em um mesmo local  para acompanhar uma série de apresentações, pesquisas inéditas e debates sobre as formas como especialistas de diferentes países podem transformar os principais avanços científicos e tecnológicos recentes em realidade para o tratamento dos pacientes com câncer.

 

Tendo como tema “Cuidando de cada paciente, aprendendo com cada paciente”, o Congresso terá como foco central das discussões a medicina humanizada como pilar essencial para garantir as melhores  práticas terapêuticas. Dentro desse conceito, são esperados painéis que tratarão de abordagens modernas para superar o  acesso limitado ao tratamento do câncer e debates em torno dos impactos dos hábitos de vida saudáveis na prevenção e, especialmente, melhora do prognóstico de quem foi diagnosticado com a doença.

 

Ao todo, 115 médicos do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas participam do Congresso. Nele também serão apresentados resultados dos principais estudos em andamento em grandes centros de referência, além de novos medicamentos, novas condutas e alguns protocolos que modificarão a forma de tratar determinados tipos de câncer.

 

Entre os tópicos que serão destacados no Programa da reunião há ainda temas relativos às expectativas para avanços nas terapias direcionadas para tumores de pâncreas, próstata e pediatria, bem como discussões sobre modalidades de tratamento de última geração e controvérsias em curso no campo oncológico.

 

Estudos e Conquistas

 

Para apresentação no Encontro da ASCO 2019, mais de 2,4 estudos classificados como Late Breaking Abstracts (LBA) foram aceitos e outros de 3,2 mil para publicação online em abstracts.asco.org. Entre as pesquisas em destaque estão:

 

  • Dados de quase 20 anos do ensaio da Iniciativa da Saúde da Mulher sobre modificação dietética avaliando o impacto de uma dieta balanceada e com baixo teor de gordura no risco de morte por câncer de mama entre mulheres na pós-menopausa. (LBA 520).

 

  • Um ensaio clínico randomizado de fase III avaliando um regime de quimioterapia paliativa para pessoas idosas e frágeis com câncer gastroesofágico, que são incapazes de tolerar a quimioterapia padrão. (LBA 4006).

 

  • Um estudo de fase I / IB avaliando a terapia direcionada a pacientes pediátricos com tumores sólidos, incluindo cânceres do sistema nervoso central que abrigam mutações genéticas específicas. (LBA 10009).

 

  • Um estudo que analisa a frequência de alterações moleculares alvo em cancros pediátricos entre os doentes incluídos na fase II do ensaio clínico II NCI-Children’s Oncology Group Pediatric Molecular Analysis for Therapy Choice (NCI-COG Pediatric MATCH). (LBA 10011).

 

  • Um ensaio clínico randomizado de fase II / III comparando a lenalidomida à observação em pessoas assintomáticas, mas com alto risco de progressão para mieloma múltiplo. (LBA 8001)

 

Para saber mais novidades da ASCO 2019, acompanhe a cobertura completa pelo nosso site e nas redes sociais do Grupo Oncoclínicas. De maneira simples e descomplicada, os nosso médicos levam até você tudo que de principal está sendo debatido no maior encontro de oncologia do mundo.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609