2835, 2835, inorp, inorp.svg, 7184, https://www.grupooncoclinicas.com/inorp/wp-content/uploads/sites/19/2017/11/inorp.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/inorp/inorp/, , 1, , , inorp, inherit, 0, 2017-11-28 19:17:05, 2017-11-28 19:17:05, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/inorp/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array

A geriatria é a especialidade médica que cuida da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças mais prevalentes no envelhecimento, bem como da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos, quando necessários. Em oncologia, a geriatria se torna essencial para controlar sintomas da quimioterapia e outros tratamentos em pacientes idosos.

Embora o câncer seja uma doença que ocorre em todas as idades, está fundamentalmente relacionado ao envelhecimento. Mais de 60% das doenças oncológicas ocorrem em indivíduos com mais de 65 anos, e 70% das mortes por câncer ocorrem nessa faixa etária.

Com a evolução do conhecimento das doenças oncológicas e suas novas opções de tratamento e, ainda, com o aumento da expectativa de vida da população mais velha, muitos idosos podem receber o mesmo tratamento que um jovem. A decisão vai depender do tipo de tumor e, principalmente, da avaliação global do paciente, que não se limita somente à idade cronológica, mas a outros parâmetros, como funcionalidade, cognição e síndromes geriátricas, o que inclui demência, delírio, quedas e fragilidade.

O Grupo Oncoclínicas oferece um atendimento amplo, integral e totalmente individualizado ao idoso. A partir dessa avaliação criteriosa, e em conjunto com uma equipe multidisciplinar, o geriatra verifica se o paciente apresenta boas condições clínicas e físicas para receber o tratamento mais adequado, seja quimioterapia, cirurgia ou radioterapia.

ProfissionalEspecialidade
ANDRE FILIPE JUNQUEIRA DOS SANTOS Geriatria