3337, 3337, logo-ihoc, logo-ihoc.svg, 9875, https://www.grupooncoclinicas.com/ihoc/wp-content/uploads/sites/14/2018/02/logo-ihoc.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/ihoc/logo-ihoc/, , 1, , , logo-ihoc, inherit, 0, 2018-02-01 12:54:09, 2018-02-01 12:54:09, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/ihoc/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array

A hematologia é uma especialidade médica que investiga, avalia e trata as doenças do sangue e da medula óssea. Diferentemente da medula espinhal, a medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de três linhagens de células que fazem parte do sangue e do sistema imunológico: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), que levam oxigênio para os tecidos; os leucócitos (ou glóbulos brancos), que fazem a defesa do organismo contra agentes infecciosos; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Os hematologistas são os médicos que lidam com as doenças relacionadas a esses elementos e aos órgãos onde eles são produzidos. Essas doenças podem ser malignas, como leucemias, mielomas múltiplos, mielodisplasias, linfomas e outras, ou benignas, como anemias, doenças relacionadas às plaquetas, aplasia de medula, distúrbios da coagulação, entre outras. Os hematologistas também são responsáveis pela indicação e realização dos transplantes de medula óssea.

No Grupo Oncoclínicas, os hematologistas trabalham sempre em conjunto com equipes multidisciplinares, oferecendo um atendimento próximo, individualizado e integral.

ProfissionalEspecialidade
ALESSANDRA COMPAROTTO DE MENEZES Hematologia