Você está em:

Glossário

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Método de diagnóstico por imagem que se baseia na utilização de uma fonte móvel de raios-X. Após a aquisição das imagens obtidas a partir de diversas posições da fonte em relação ao paciente, as informações são processadas por computador, resultando em uma reconstrução mais precisa do que aquela obtida pelas radiografias simples. Nos aparelhos mais modernos, pode-se ainda realizar uma reconstrução tridimensional das imagens. Além disso, os equipamentos mais recentes empregam uma técnica denominada tomografia helicoidal, capaz de produzir imagens ainda mais detalhadas, em relação à tomografia convencional.
Em alguns casos, o exame de tomografia pode requerer a injeção intravenosa de uma substância, denominada contraste, usada para realçar os vasos sanguíneos e as estruturas com grande aporte de sangue. O exame de tomografia é indolor, porém a injeção de contraste pode causar sensação de calor. Em pessoas com hipersensibilidade, pode haver reação alérgica ao contraste.
Existe ainda outro tipo diferente de tomografia, denominada tomografia por emissão de pósitrons, também conhecida como PET scan.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609