Você está em:

Glossário

PSA

Sigla para “Prostate-Specific Antigen” – em português, antígeno prostático específico. O PSA é uma substância normalmente produzida pela glândula prostática, que tem como função a liquefação do sêmen, facilitando a movimentação dos espermatozoides.
Uma pequena parte do PSA produzido pelas células da próstata é lançada na corrente sanguínea, onde pode ser medida por um exame de sangue. Os níveis de PSA podem estar aumentados em algumas afecções da próstata, entre as quais infecções do órgão e hiperplasia prostática benigna. Além disso, o exame clínico da próstata, realizado através do toque retal, também pode aumentar os níveis sanguíneos de PSA.
Contudo, o nível de PSA frequentemente se encontra elevado nos casos de câncer de próstata, motivo pelo qual o exame é utilizado para o rastreamento e detecção precoce da doença. Ademais, o PSA é um importante fator prognóstico do câncer de próstata, assim como suas alterações ao longo do tempo (chamadas de cinética do PSA e que compreendem a velocidade do PSA e/ou seu tempo de duplicação). Finalmente, o PSA é utilizado no acompanhamento pós-tratamento do câncer de próstata, auxiliando a detectar precocemente eventuais recidivas da doença.
Para saber mais sobre o câncer de próstata, consulte a seção “Câncer de Próstata”.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609