Você está em:

Glossário

HIPERCALCEMIA

Nível elevado de cálcio no sangue. Pode ser causada por diversas doenças e também em consequência do uso de certos medicamentos.
Em oncologia, a hipercalcemia pode ser resultado da destruição óssea causada pela infiltração de células neoplásicas nesse tecido. Como o osso é um tecido rico em cálcio, sua destruição leva à liberação de grandes quantidades de cálcio no sangue. Entre os tumores que mais frequentemente causam hipercalcemia por destruição óssea estão o mieloma múltiplo e os casos de câncer de mama ou de próstata com metástases ósseas.
A hipercalcemia também pode aparecer em portadores de câncer de pulmão ou de rim, em virtude da secreção tumoral de substâncias que regulam os níveis de cálcio no sangue.
O tratamento da hipercalcemia pode envolver a hidratação por via intra-venosa e a administração de diuréticos. Além disso, nos casos secundários a envolvimento tumoral ósseo, a hipercalcemia pode ser tratada através do uso de bisfosfonatos, substâncias capazes de inibir a destruição óssea.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609