“Estudo de fase 3 de Erdafitinibe comparado com Vinflunina ou Docetaxel ou Pembrolizumabe em indivíduos com câncer urotelial avançado e aberrações genéticas selecionadas de FGFR”

Critério de inclusão:
Demonstração histológica de carcinoma de células transicionais do urotélio. Componentes menores (menos de [<] 50 por cento [%] no geral) de histologia variante, como diferenciação glandular ou escamosa, ou evolução para fenótipos mais agressivos, como sarcomatóide ou alteração micropapilar são aceitáveis
Câncer urotelial metastático ou cirurgicamente irressecável
Progressão documentada da doença, definida como qualquer progressão que requer uma mudança no tratamento, antes da randomização
Coorte 1: Tratamento prévio com um agente anti-PD- (L) 1 como monoterapia ou como terapia combinada; não mais do que 2 linhas anteriores de tratamento sistêmico. Coorte 2: Nenhum tratamento anterior com um agente anti-PD- (L) 1; apenas 1 linha de tratamento sistêmico anterior. Os indivíduos que receberam quimioterapia neoadjuvante ou adjuvante e mostraram progressão da doença em 12 meses após a última dose são considerados como tendo recebido terapia sistêmica no cenário metastático.
Os participantes devem atender aos critérios de elegibilidade molecular adequados
Status de desempenho do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) Grau 0, 1 ou 2

Critério de exclusão:
Tratamento com qualquer outro agente investigacional ou participação em outro estudo clínico com intenção terapêutica dentro de 30 dias antes da randomização
Neoplasias ativas (ou seja, que requerem mudança de tratamento nos últimos 24 meses). As únicas exceções permitidas são: câncer urotelial, câncer de pele tratado nos últimos 24 meses que é considerado completamente curado, câncer de próstata localizado com uma pontuação de gleason de 6 (tratado nos últimos 24 meses ou não tratado e sob vigilância) e câncer de próstata localizado com uma pontuação de gleason de 3 + 4 que foi tratada mais de 6 meses antes da triagem do estudo completo e considerada como tendo um risco muito baixo de recorrência.
Metástases sintomáticas do sistema nervoso central
Recebeu tratamento prévio com inibidor do receptor do fator de crescimento de fibroblastos (FGFR)
Atual retinopatia serosa central (CSR) ou descolamento epitelial pigmentar da retina de qualquer grau.

Link do estudo: https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03390504?term=42756493BLC3001+-+THE+1&recrs=ab&draw=2&rank=1

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609