2838, 2838, cit_rj, cit_rj.svg, 6747, https://www.grupooncoclinicas.com/cit/wp-content/uploads/sites/21/2017/11/cit_rj.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/cit/cit_rj/, , 1, , , cit_rj, inherit, 0, 2017-11-28 19:43:50, 2017-11-28 19:43:50, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/cit/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array

Hematologia

A hematologia é uma especialidade médica que investiga, avalia e trata as doenças do sangue e da medula óssea. Diferentemente da medula espinhal, a medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de três linhagens de células que fazem parte do sangue e do sistema imunológico: as hemácias (ou glóbulos vermelhos), que levam oxigênio para os tecidos; os leucócitos (ou glóbulos brancos), que fazem a defesa do organismo contra agentes infecciosos; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Os hematologistas são os médicos que lidam com as doenças relacionadas a esses elementos e aos órgãos onde eles são produzidos. Essas doenças podem ser malignas, como leucemias, mielomas múltiplos, mielodisplasias, linfomas e outras, ou benignas, como anemias, doenças relacionadas às plaquetas, aplasia de medula, distúrbios da coagulação, entre outras. Os hematologistas também são responsáveis pela indicação e realização dos transplantes de medula óssea.

No Grupo Oncoclínicas, os hematologistas trabalham sempre em conjunto com equipes multidisciplinares, oferecendo um atendimento próximo, individualizado e integral.

Responsável técnico: Dr. Marcelo Caldeira Barbosa | CRM-RJ: 47091-3