5672, 5672, cecon, cecon.svg, 1292, https://www.grupooncoclinicas.com/cecon/wp-content/uploads/sites/10/2019/11/cecon.svg, https://www.grupooncoclinicas.com/cecon/cecon-4/, , 1, , , cecon-4, inherit, 0, 2019-11-26 19:17:04, 2019-11-26 19:17:04, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, https://www.grupooncoclinicas.com/cecon/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array
Você está em:

Especialistas do Cecon/Oncoclínicas esclarecem mitos sobre câncer de próstata

No mês de campanha de Novembro Azul que alerta para a prevenção do câncer de próstata é comum ver circular informações falsas

A campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção do câncer de próstata e, principalmente nesse período, há uma vasta proliferação de informações sobre o assunto e algumas podem não ter consistência. Antes de compartilhar informações duvidosas, é importante verificar se têm procedência. O oncologista clínico e o urologista do Cecon/Oncoclínicas, Gláucio Bertollo e Carlos Henrique Segall, comentam que no dia 17 de novembro é o Dia Mundial destinado ao combate à doença e esclarece alguns dos mitos e alerta para a prevenção do câncer de próstata. Confira:

Só acontece em pacientes idosos?

MITO – A maioria dos acometidos são idosos sim, porém, a doença não escolhe idade e pode acometer homens mais jovens, principalmente aqueles com fatores de risco: obesidade, raça negra e história de parente de primeiro grau com esse tipo de doença. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda a realização de exames os homens a partir de 45 anos quando tiverem um desses fatores de risco ou a partir dos 50 anos para todos.

 

PSA alto é sempre sinal de câncer?

MITO – O PSA alto nem sempre é câncer, mas significa alterações na próstata. Se o PSA está alto, é recomendável procurar um urologista para verificar a saúde do órgão.

 

O tratamento sempre causa impotência?

MITO – Quanto mais cedo se descobrir a doença, maior será a chance do cirurgião ou urologista preservar as estruturas, nervos responsáveis pela ereção e retirar o câncer. Hoje há técnicas avançadas de cirurgia que conseguem preservar esses nervos. Mas isso é possível nos casos de doença inicialmente descoberta, com baixa massa tumoral.

 

Posso ter câncer, mesmo sem sentir nada?

VERDADE – O crescimento tumoral se desenvolve na periferia da próstata e o aparecimento de sintomas como dificuldade para esvaziar a bexiga, dificuldade para urinar e sangramentos só ocorrerão em fases mais avançadas da doença.

 

O câncer de próstata tem cura?

VERDADE – quanto mais cedo for descoberto, melhor! Quando descoberto em fases inicias, a sua chance de cura é maior do que 95%.

 

O toque retal é necessário?

VERDADE – Ele é de extrema importância! O toque retal soma forças quando o paciente realiza junto com o PSA. Existem alguns tipos de cânceres que não elevam o PSA. Cânceres esses inclusive, mais agressivos. O toque deve sempre andar junto com o PSA somando forças para o diagnóstico precoce da doença.

 

O urologista finaliza com a seguinte recomendação: Não perca tempo. Vá ao urologista! Faça os seus exames. Eles são simples e podem salvar a sua vida!

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.

Responsáveis técnicos:
Dr. Roberto de Oliveira Lima | CRM-ES: 2243
Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG: 26609