Grupo Oncoclínicas

Câncer de próstata: o que é e quais os fatores de risco

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o de maior incidência em todas as regiões brasileiras. Entre 2020 e 2022, segundo estimativa do INCA, serão diagnosticados 65.840 casos novos de câncer de próstata por ano. Isto significa um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Os fatores de risco que elevam a probabilidade de desenvolver a doença são:

• Idade acima de 50 anos;
  • Etnia – sendo mais comum em homens de origem africana e caribenha;
  • Histórico familiar – ter parente de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata; e
  • Algumas alterações genéticas hereditárias, como mutações nos genes BRCA-1 ou BRCA-2.

Público-alvo do rastreamento de câncer de próstata

O INCA não tem uma recomendação formal para o rastreamento do câncer de próstata, e a sua realização deve ocorrer após discussão, entre médico e paciente, sobre os eventuais riscos e benefícios dessa avaliação.

Benefícios:

• Exames simples de realizar;
  • Ajudam no diagnóstico do câncer de próstata, que pode não apresentar sintomas; e
  • Diagnóstico precoce pode facilitar o tratamento.

Possíveis riscos:

• O PSA pode estar elevado e não ser câncer, ou estar normal e haver neoplasia;
  • PSA alto pode indicar uma biópsia que pode ter complicações;
  • Em alguns casos, o diagnóstico e o tratamento de um câncer que não ameaça a vida podem trazer complicações físicas e emocionais.

É preciso que médicos e pacientes discutam o assunto para decidirem pela realização de exames de rastreamento para câncer de próstata.

Quais exames compõem o rastreamento do câncer de próstata e onde podem ser feitos

O principal exame é o de sangue, em que é medido o antígeno prostático específico (PSA). A chance de ter câncer de próstata é maior à medida que o nível de PSA aumenta, mas isso não é definitivo: além do câncer, níveis altos de PSA podem ocorrer por fatores como próstata aumentada, idade avançada, prostatite (infecção ou inflamação da próstata), determinados procedimentos urológicos como o exame de toque retal ou cistoscopia (por um curto período de tempo).

Outro exame importante é o de toque retal, em que o médico pode sentir qualquer inchaço ou áreas endurecidas na próstata que possam eventualmente ser um câncer. O câncer de próstata geralmente começa na parte posterior da glândula e, às vezes, pode ser sentido durante o toque retal.

O exame de toque retal e o exame do PSA no sangue são complementares para a detecção do câncer de próstata, podendo até mesmo identificar casos de câncer em homens com níveis normais de PSA.

Os exames podem ser realizados em clínica médica ou hospital.

Como é feito o encaminhamento para o rastreamento de câncer de próstata

O encaminhamento para a realização do rastreamento de câncer de próstata é feito por médico urologista ou clínico geral, que avalia a necessidade do exame de acordo com as características da paciente.

Com que periodicidade deve ser feito o rastreamento de câncer de próstata

A American Cancer Society recomenda o rastreamento populacional para o câncer da próstata pelo toque retal em conjunto com a dosagem do PSA com periodicidade anual para homens com idade igual ou superior a 50 anos. Para os que pertencem a grupo de risco, a partir dos 45 anos.

Qual é o encaminhamento em caso positivo? E em caso negativo?

Um PSA alto não significa, necessariamente, que o paciente tem câncer na próstata. Para confirmar, o médico pode optar por aguardar um pouco e refazer o PSA ou solicitar uma ressonância prostática seguida de biópsia da próstata – único exame que confirma a neoplasia.

Para esta decisão, são levados em conta fatores como idade e saúde geral do paciente, probabilidade de ter câncer de próstata, com base nos exames realizados até o momento, e o próprio conforto emocional do paciente em esperar para realizar outros exames, como um segundo PSA.

Responsável técnico: Dr. Bruno Lemos Ferrari | CRM-MG 26609