2835, 2835, inorp, inorp.svg, 7184, http://www.grupooncoclinicas.com/inorp/wp-content/uploads/sites/19/2017/11/inorp.svg, http://www.grupooncoclinicas.com/inorp/inorp/, , 1, , , inorp, inherit, 0, 2017-11-28 19:17:05, 2017-11-28 19:17:05, 0, image/svg+xml, image, svg+xml, http://www.grupooncoclinicas.com/inorp/wp-includes/images/media/default.png, 0, 0, Array

Cuidados Paliativos

O que é

Cuidados paliativos representam uma abordagem de tratamento multidisciplinar que tem como principal foco melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares, em caso de doenças graves que ameaçam a continuidade da vida.

Esses cuidados têm como fundamento a procura constante por estratégias de prevenção e alívio dos sintomas causados por essas doenças, afastando o sofrimento e a dor.

É uma abordagem a ser considerada desde o início do cuidado ao paciente com câncer (pois sempre haverá tratamentos eficazes disponíveis) e não somente quando não há mais propostas terapêuticas.

A opção por esses cuidados não significa “desistir”, mas sim buscar uma vida digna até o fim.

Como funciona

Todo o processo é feito da maneira mais humanizada possível: há um diálogo esclarecedor entre o médico e o paciente para garantir a autonomia do indivíduo.

No Grupo Oncoclínicas, os cuidados paliativos são realizados por uma equipe multidisciplinar, que inclui especialistas de diversas áreas da medicina. Eles podem ser realizados no hospital ou em casa, tendo em vista o que for melhor para cada caso ou etapa da doença. Além do tratamento da dor, é realizado um acompanhamento dos aspectos sociais, psicológicos, emocionais e até espirituais do paciente e da família.

Os familiares aprendem com a equipe como cuidar do paciente e são preparados para se adaptarem à nova rotina. Isso permite a convivência entre eles, algo restrito na hospitalização, que impõe horários para visitas.

Há uma tentativa de minimizar ao máximo o impacto dos cuidados no dia a dia do paciente para que ele exerça suas atividades enquanto for possível.

Duração do tratamento

Ouvir e oferecer conforto são cuidados que se estendem por toda a vida do paciente. A equipe de cuidados paliativos ainda faz o acompanhamento do processo de luto da família.

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES no seu e-mail.

GRUPO ONCOCLíNICAS. SUA ViDA, NOSSA VIDA.